Descrição ELECTIONS 360
Solução para recenseamento eleitoral, produção de cadernos eleitorais, votação e escrutínio
A organização de eleições nos países em vias de desenvolvimento tem peculiaridades que necessitam de uma utilização mais intensiva das tecnologias. A elevada taxa de iliteracia da população (cerca de 80%) e a falta de pessoal técnico capas de organizar, monitorizar e gerir um processo eleitoral obriga a recorrer a tecnologias que não necessitem de elevados graus de especialização em funções específicas.
A Solução ELECTIONS360º responde às necessidades específicas atendendo aos 4 principais períodos em que as eleições se desenrolam, nomeadamente: (1) período de preparação - recenseamento; (2) período de votação; (3) período de escrutínio; (4) período pós-eleitoral.
A Solução ELECTIONS360º incorpora tecnologia de identificação biométrica e georreferenciada; emissão automática e entrega de cartões de eleitor no ato do registo; edição dos cadernos eleitorais com incorporação de QrCode ao nível do caderno, ao nível da página e ao nível do eleitor; definição dos círculos e das assembleias eleitorais; informação ao eleitor junto das assembleias de voto; votação eletrónica; escrutínio; e de atualização dos cadernos eleitorais; gestão de equipas e brigadas no terreno, usando tecnologia LBS.
De entre outros destacam-se as seguintes componentes:
- Plano de Marketing e de Sensibilização
- Portal Internet de Registo Eleitoral
- BD Biométrica
- Postos de Recenseamento Fixos e Itinerantes com capacidade de Emissão dos Cartões de Eleitor no momento.
- Mapeamento das Mesas de Voto
- Cadernos Eleitorais
- Sondagens Eleitorais
- Portal Internet de Informação ao Eleitor
- Postos Móveis de Informação ao Eleitor
- Autenticação dos Eleitores no Ato de Votação
- Escrutínio dos Votos
- Fecho da Votação
A nossa experiência envolvendo sistemas de identificação biométrica nasceu em 2003 com a realização do recenseamento dos pensionistas +150.000 no âmbito do projeto para o INSS em Angola (Instituto de Nacional de Segurança Social) e culminou com a emissão dos respetivos cartões de beneficiários.
Na sequência realizámos o recenseamento eleitoral em 2006 em Angola, que culminou com as eleições para a Assembleia Nacional em 2008. A nossa experiência estendeu-se aos atos eleitorais posteriores, designadamente, em 2010 e 2012.
Destaque-se alguns dados que caracterizam a dimensão das intervenções realizadas no âmbito das eleições:
- + 9.850.000 eleitores recenseados, titulares de cartões com dados biométricos;
- + 24.000 cadernos eleitorais impressos e distribuídos pelas mesas de voto;
- +12.000 elementos da equipa de suporte distribuídos pelas assembleias de voto com a missão de informar os eleitores presencialmente;
- Disponibilização de um serviço de receção de pedidos de informação e envio de resposta ao eleitor sobre o local de voto por via do canal SMS e através de portal web.
Mais informações: www.elections360.com.
Pedir Demo | Pedir Proposta | Torne-se Parceiro
Software Manufacturer | Saas & Cloud | Solutions 360º | Business Owned | Expert Services |
Angola - Brasil - Congo (RD) - Gabão - Guiné-Bissau - Moçambique - Portugal | ![]() |