Electoral Acts
Entusiasmo no registo eleitoral:
A nação de mãos dadas com a tecnologia
Quer seja no conforto de quatro paredes sólidas, numa simples tenda de pano, ou a céu aberto, é notável o entusiasmo com que os cidadãos se entregam ao desafio do registo eleitoral. Embora a lei estabeleça, de uma maneira geral, que o registo é obrigatório e abrange todos os cidadãos com capacidade eleitoral e que venham a completar 18 anos à data da realização das eleições, há algo a que lei nenhuma pode obrigar mas que os cidadãos possuem de forma inata: a vontade de participar nos destinos da sua nação com um sorriso estampado no rosto. Tal é notório tanto no mais anónimo dos cidadãos que se dirige a um dos muitos postos onde é possível ganhar uma identidade eleitoral e passar a ter uma palavra a dizer relativamente ao futuro do seus país, como também nos muitos brigadistas que ajudam a tornar possível este processo e que, munidos de formação em atos de identificação e registo e de alguns apetrechos tecnológicos, ajudam os seus compatriotas a cumprir o seu dever e a tornarem-se plenos cidadãos (eleitores) de um país em franco desenvolvimento.
Legenda: Quer seja no conforto de quatro paredes sólidas, numa simples tenda de pano, ou a céu aberto, é notável o entusiasmo com que o povo se entrega ao desafio do registo eleitoral.
No entanto, para que tudo isto se torne possível os cidadãos e os brigadistas contam com um aliado de peso que ajuda a aproximar o possível do impossível. Esse aliado chama-se tecnologia. É com a ajuda deste precioso elemento que, dos locais mais improváveis, nascem postos de registo que possibilitam aos cidadãos o cumprimento do seu dever. Por conseguinte, em locais onde anteriormente não existia absolutamente nada, assiste-se ao despontar de autênticos escritórios a céu aberto.
Legenda: É com o precioso auxílio da tecnologia que, dos locais mais improváveis e inóspitos, nascem postos de registo eleitoral que possibilitam aos cidadãos o cumprimento do seu dever.
Mas como é que o milagre acontece?, perguntar-se-à de forma pertinente. A receita é simples: uma mesa, algumas cadeiras e, por vezes, um chapéu de sol como única divisão entre o céu e a terra e a tecnologia encarrega-se do resto. Alguns cabos, impressoras, computadores e outros dispositivos eletrónicos aos quais se junta a alegria com que os cidadãos os manuseiam, são elementos suficientes para que o processo seja considerado um sucesso. A forma como os mesmos lidam com a tecnologia é aliás um ponto a que pretendemos dar realce neste texto. É notória a cumplicidade entre os cidadãos e as ferramentas eletrónicas que lhes são disponibilizadas, quer se trate de computadores portáteis, tablets ou quiosques eletrónicos para obtenção de informações.
Legenda: É notória a cumplicidade entre os cidadãos e os dispositivos eletrónicos que lhes são disponibilizados, quer se trate de computadores portáteis, tablets ou quiosques eletrónicos para obtenção de informações.
Tendo como ponto assente que a tecnologia é sinónimo de desenvolvimento, de crescimento, e de rapidez na comunicação entre as pessoas, a empatia entre esta e os cidadãos só pode ser considerada um bom prenúncio para o futuro do país a que pertencem. É sabido que atualmente um computador, um tablet ou um smartphone podem conter mundos dentro de si e que, muitas vezes, servem como substituição de infraestruturas físicas dispendiosas e que levariam anos a edificar.
Legenda: Considerando que a tecnologia é sinónimo de desenvolvimento e de crescimento, a empatia entre esta e os cidadãos só pode ser considerada um bom prenúncio para o futuro do país a que pertencem.
Ora é exatamente esse um dos papéis da tecnologia no âmbito do processo de registo eleitoral: suprir a ausência de infraestruturas complexas fornecendo as mesmas oportunidades a todas as pessoas, independentemente da província onde residam, por mais recôndita que seja, e em última análise simplificar a vida das pessoas.
Legenda: A tecnologia permite levar as mesmas oportunidades a todos os cidadãos, por mais recôndita que seja a província onde residem.
Assim, é esta aliança entra a tecnologia e as pessoas que permite transformar as dificuldades em forças e atravessar pontes que pareciam impossíveis em direção a um futuro que se vislumbra próspero e que conte com a participação de todos sem exceção, quer se trate de um membro de uma brigada fixa ou móvel, de um coordenador de uma dessas brigadas ou do mais anónimo dos cidadãos.
Legenda: É a aliança entre a tecnologia e as pessoas que permite transformar as dificuldades em forças e atravessar pontes que pareciam impossíveis em direção a um futuro que se vislumbra próspero.